Blog
Planejamento Tributário para Clínicas Médicas: conheça os tipos
Time de Conteúdo • nov. 07, 2022
Em meio aos trâmites necessários para que se possa manter uma empresa ativa no Brasil, uma das ferramentas mais utilizadas pelos gestores é o planejamento tributário. Isso porque a estruturação tributária influencia muitas variáveis que dão o norte de uma empresa no mercado.
É a partir de um planejamento como esse que um empreendimento pode se manter atualizado e competitivo entre seus concorrentes. Em relação às clínicas médicas, a importância segue a mesma. Por isso, você, gestor da área, pode tirar bons proveitos deste artigo.
Portanto, tendo em vista a importância do planejamento, preparamos um artigo para que você possa ter a certeza de que está lidando de maneira correta com seus tributos.
Acompanhe a discussão conosco e tenha uma boa leitura!
O que é o planejamento tributário
O planejamento tributário, basicamente, é um conjunto de procedimentos que visam identificar maneiras de como uma empresa pode economizar no pagamento de impostos, mas não é apenas isso.
Com um bom planejamento tributário é possível lidar melhor com os prazos determinados pelo Fisco, além de obter informações importantes para o bom andamento empresarial.
Assim, um planejamento tributário eficiente faz com que a empresa consiga projetar seus próximos passos com segurança e cumpre funções concretas, como impedir a aplicação de multas e se planejar financeiramente para que os tributos sejam pagos de forma devida.
Como é feito um planejamento tributário
Um planejamento tributário é dividido em algumas vertentes. Isso acontece porque esta área contábil é abrangente e passa por vários setores de uma empresa.
Em relação a empreendimentos da área médica isso não é diferente. Assim, é preciso estar ciente dos detalhes cobrados pelo Fisco para que uma empresa não seja pega de surpresa com multas e prazos atrasados.
Para que cada um dos procedimentos fiquem claros, decidimos dividir o planejamento tributário em categorias. Desta forma podemos explicar suas funções individualmente e tratar de cada caso com mais atenção.
A seguir, então, você acompanha os principais tipos de planejamento tributário e quais são suas aplicações. Acompanhe conosco!
Planejamento tributário operacional
O planejamento tributário operacional é o que está mais diretamente ligado ao dia a dia empresarial.
Por meio deste tipo de planejamento os sócios e investidores podem ter uma visão mais real de como uma empresa se encontra no mercado e acompanhar seu desenvolvimento em tempo real.
Este, em geral, é um serviço contínuo e é por meio dele que uma empresa consegue entender suas formas de recolhimento de tributos e adequar as necessidades eventuais, com o objetivo de economizar dinheiro e de sempre estar em dia com as obrigações legais.
Planejamento tributário preventivo
O planejamento tributário preventivo visa organizar todos os trâmites relacionados ao pagamento de impostos de uma empresa para que se possa calcular antecipadamente seus custos e prazos.
O ideal, claro, é que isso seja feito de maneira contínua, mas a experiência em escritórios de contabilidade nos mostra que muitas empresas não fazem ideia do que seja um planejamento preventivo.
Por isso, a sugestão é sempre contar com o apoio de profissionais experientes no mercado, que podem apontar os melhores caminhos a serem seguidos para uma boa relação entre a empresa e o Fisco.
Desta forma é possível evitar multas de órgãos fiscalizadores e até, em casos mais graves, o fechamento da empresa.
Planejamento tributário corretivo
Como dissemos anteriormente, muitas empresas não têm o acompanhamento devido em relação a tributos, seus valores e prazos. E é aqui que entra o planejamento tributário corretivo.
É a partir de um estudo aprofundado da situação tributária de uma empresa que se pode entender realmente quais irregularidades estão sendo cometidas em seus processos internos.
Assim, quando os gestores procuram um apoio corretivo, é porque alguns erros já foram cometidos e a partir de então devem ser evitados a qualquer custo.
O planejamento tributário para clínicas médicas
Os procedimentos que tratamos ao longo deste texto fazem também, claro, parte de empreendimentos voltados para a área médica. São ferramentas utilizadas tanto em situações de crise ou em adequações estratégicas planejadas pelos gestores.
Em suma, o planejamento tributário para clínicas médicas pode partir de toda a discussão de que tratamos até aqui, mas será preciso um profissional para estudar a situação em que a empresa se encontra e decidir o que deve ser colocado em prática.
Por isso, mãos à obra! Quanto antes um planejamento for feito, maiores são as chances de se evitar erros e conseguir estar em dia com a lei tributária brasileira que, como sabemos, oferece desafios até mesmo a gestores experientes.
Conte com o apoio da Suprema Contabilidade
Agora que você conhece mais sobre os tipos de planejamento tributário e suas aplicações a clínicas médicas, saiba que você pode contar com o apoio da Suprema Contabilidade.
Fundada em 15 de janeiro de 1994, a Suprema Contabilidade desde então estabeleceu uma sólida história de sucesso, e conquistou o reconhecimento de seus clientes não só como empresa de contabilidade, mas como uma aliada de negócios, que compreende suas necessidades e aspirações.
Com uma equipe altamente capacitada e estrutura bem equipada, ambas em constante evolução, a Suprema é uma empresa ágil, moderna, e treinada para atender com excelência.
Por isso, entre em contato conosco e converse com nossa equipe.
Se você gostou deste artigo, visite nosso blog e conheça mais discussões sobre a área contábil. Siga também a Suprema Contabilidade nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui!